sexta-feira, 17 de maio de 2013

Webquest

Introdução:



Após a derrota na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Alemanha foi forçada a assinar o Tratado de Versalhes, em 1919. De acordo com seus termos, o país perdeu grande parte de seu território, além de sofrer fortes restrições no campo militar. Foi proibida de desenvolver uma indústria bélica, de exigir o serviço militar obrigatório e de possuir um exército superior a cem mil homens. Para piorar, deveria pagar aos aliados uma vultosa indenização pelos danos provocados pelo conflito.
Este foi considerado humilhante pelos alemães e vigorou sobre um país arrasado e caótico, tanto no aspecto político quanto no econômico. O período de crise estendeu-se de 1919 a 1933. Nesse panorama conturbado, o nazismo surgiu e se fortaleceu. Aos poucos, chegou ao governo do país, impondo-lhe uma ditadura baseada no militarismo e no terror.



Atividades:

Deve-se ler as referências abaixo listadas e responder as problematizações, respectivamente:

Textos Básicos: 



Textos e Vídeos Complementares:

+ A Ascensão do Nazismo (Youtube): https://www.youtube.com/watch?v=irj6gqyLLQc

+ Origens do Nazismo e a Ascensão de Hitler (Texto em PDF): http://www.sapienstek.com/cursosartes/AULA_02.pdf

+ Nazismo (Texto em PDF): http://estudar-historia.net/nazismo.pdf



Texto 1
Para sair da guerra e manter o que restou de seu exército, a Alemanha assinou um acordo de paz chamado “Tratado de Versalhes”. A assinatura deste tratado implicou e alguns prejuízos para a Alemanha. Quais foram estes prejuízos?

Texto 2
Entre 1921 e 1933, Hitler passou de chefe do Partido Nazista a Chanceler e posteriormente Fürher da Alemanha. Disserte sobre os principais momentos deste período e as designações de Hitler para instaurar um Estado Totalitário.



Logotipo do Partido Nacional Socialista do s Trabalhadores Alemães

Processo:

Analisando as atividades descritas acima, as conclusões devem ser desenvolvidas individualmente e expostas em documento escrito a punho. Serão entregues no período de duas semanas.

Avaliação:

Os alunos serão avaliados pelo trabalho escrito. Após a entrega dos trabalhos faremos uma mesa redonda para debater sobre o tema "Nacional-Socialismo na Europa: suas contribuições para o mundo atual". O texto terá o peso de 5 pontos e a participação no debate  os outros 5 pontos. 

Conclusões:



O Nacional-Socialismo Alemão do início do século XX, esteado nos Pensamentos de Adolf Hitler, que em sua obra "Mein Kampf" expôs tudo que pretendia para a Alemanha e seu III Reich. Movimento que mudou profundamente as configurações, sobretudo da Europa, mas que afetou direta e indiretamente o restante do globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário