sexta-feira, 12 de abril de 2013

A Grande Depressão na Alemanha pós Primeira Guerra Mundial


A Alemanha foi derrotada pela Tríplice Entente na Primeira Guerra Mundial. A Entente cobrou pesadas indenizações de guerra por parte dos alemães - que em dólares americanos atuais seriam da ordem dos biliões de dólares - entre outras pesadas punições impostas pelo Tratado de Versalhes.
Ex-Soldado da Primeira Grande Guerra, mutilado e desempregado.
 Quando a Grande Depressão teve início em 1929, o governo alemão acreditou que cortes nos gastos públicos iriam estimular o crescimento econômico do país, cortando assim drasticamente nos gastos estatais, incluindo o setor social. Quando a recessão chegou ao seu auge em 1932, a República de Weimar perdera toda a credibilidade junto à população alemã, fator que facilitou a ascensão de Adolf Hitler no governo do país, em 1933, marcando o fim da República de Weimar e o início de um breve e ilusório período de crescimento da economia alemã, conhecido como Terceiro Reich.
Quando sobe ao poder Hitler, ele tem de tentar conter a alta inflação que assediava o Marco (moeda alemã), seguido da altíssima taxa de desemprego nas principais cidades alemãs, como na própria Berlin e também em Frankfurt.



Nenhum comentário:

Postar um comentário